Já faz tempo que escrevi esse texto mas ainda não havia publicado, no entanto, nunca é tarde e esse nosso encontro foi muito produtivo e gostaria de compartilhar. Infelizmente perdi as fotos que tirei da nossa visita, mas aí está o registro.
Nosso quarto encontro foi realizado no CCBB, na exposição LUSA : A MATRIZ PORTUGUESA, no CCBB. Uma cursista havia ido com seus alunos e sugeriu que fôssemos também, achei bastante pertinente, pois não há como falar de Língua Portuguesa sem conhecer sua história e origem. Chegando lá assistimos a um pequeno filme que falava da formação do povo português. Depois fomos visitar as galerias da exposição que iam desde a pré-história até o Cristianismo medieval. O que foi muito interessante, dentre outras coisas, foi a mostra de diferentes culturas na formação de Portugal, a participação romana, islâmica, judaica e cristã. Na pré-história, vimos que a escrita ainda não havia sido decifrada, isso soa até como algo redundante, uma vez que só existe história quando a escrita passa a ser decifrada. Até então o período é considerado pré-histórico, ou seja, sem escrita não há história. Discutimos então sobre a importância da escrita desde aquela época, e mais, ela já estava fadada a ser de domínio de camadas privilegiadas, pois somente quando foi compreendida por alguém da elite dominante é que passou a ter sentido, uma vez que alguns povos certamente sabiam o que significava aqueles escritos.
Todos nós amamos a visita, foi um momento de muito aprendizado. Ao final visitamos a galeria da Língua Portuguesa, a qual era composta por quadros cronológicos da formação da Língua, uma cama sonora para audição de falas em Português de Portugal, em brasileiro e em árabe, possibilitando a comparação dessas línguas. Havia também vários livros sobre a história da Língua, estudos e teses de autores portugueses, além de exposição de frutos e produtos os que possuem nomes de origem árabe, como alface, almofada, etc.
Um pouco mais sobre essa exposição em Brasília retirei do site http://www.overmundo.com.br/ e trouxe um pouco pra vocês
LUSA – A matriz Portuguesa em Brasília, DF
26/2 a 04/5
Idealizada por Marcello Dantas, LUSA: a matriz portuguesa apresenta o componente que faltava neste passeio pela formação étnico-cultural do Brasil, o elemento europeu e particularmente o português. O espectador terá a oportunidade de conhecer a cultura e a história de Portugal, antes mesmo da era dos Descobrimentos, através da exibição de cerca de 150 peças do acervo de algumas das mais prestigiadas instituições portuguesas. Embora permaneça praticamente desconhecido no Brasil, o passado de Portugal é riquíssimo e começa bem antes da conquista romana, ainda com povos pré-históricos.A exposição busca reunir esse passado de séculos, organizando as diferentes camadas que formaram a etnia, a cultura e a identidade do povo português. Para contar esta história de uma forma narrativa, foram criadas salas dedicadas a períodos e temas, que proporcionam uma imersão nas origens de Portugal, falam da formação de suas fronteiras, mostram sua preparação para uma das maiores aventuras de todos os tempos: o período dos Descobrimentos. Esta trajetória é apresentada através de 147 peças do acervo de 38 das mais prestigiadas instituições portuguesas. Estarão em exposição 39 tesouros nacionais de Portugal, que nunca tinham atravessado antes o Atlântico e muitos sequer haviam deixado o país. Exemplos são um guerreiro calaico de granito (datado provavelmente do século I a.C.), com quase dois metros de altura e pesando uma tonelada, e um torques, que é um colar de ouro maciço usado por estes guerreiros. Um grande percurso pela história antiga, medieval, renascentista, que dá início às comemorações pelos 200 anos da vinda da família real para o Brasil. LUSA esteve montada no CCBB do Rio de Janeiro (de outubro do ano passado a fevereiro deste) e recebeu um público superior a 600 mil pessoas.A EXPOSIÇÃOLUSA – a matriz portuguesa apresenta uma coleção fascinante, com obras emprestadas por instituições de prestígio como o Museu Nacional Arqueológico de Lisboa, o Museu Islâmico de Mértola, a Torre do Tombo, o Museu
tags: Brasília DF artes-visuais
LUSA – A matriz Portuguesa em Brasília, DF
26/2 a 04/5
http://www.objetosim.com.br/